segunda-feira, 27 de junho de 2011

Avaliação do Noviciado

Nos dias 27 e 28 de junho aconteceu em nossa comunidade a avaliação da caminhada do noviciado referente ao primeiro semestre. Num clima de família, partilhamos as experiências deste primeiro semestre. Que nosso Pai Fundador continue nos conduzindo e fortificando neste segundo semestre!

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Festa Junina

No dia 24, celebrando a solenidade de São João Batista e fazendo memória de outros grandes santos deste mês de junho (São Pedro, São Paulo, São Luís Gonzaga, Santo Antônio), festejamos em nossa comunidade, juntamente com o povo de Deus aqui da nossa região, a festa junina. Além dos pratos típicos desta festa, tivemos a grande fogueira de São João e a tradicional quadrilha. Que estes grandes santos do mês de junho intercedam por todos nós e nosso povo.


Formação sobre Eclesiologia e Vida Religiosa

Dos dias 20 a 24 de junho, Pe. Eleno Marques CP, vigário regional do Vicariato Cristo Libertador, assessorou para nós o curso sobre Eklesiologia e Vida Religiosa, traçando um histórico da Igreja, do passado até os nossos dias atuais, enfatizando suas prioridades e objetivos; além de fazer um panorama da vida religiosa no mundo e em nossa realidade cultural. Agradecemos ao Pe. Eleno pela disposição em nos conduzir nesta semana de formação.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Passeio em Curitiba



Nos dias 14 e 15 fizemos um passeio na capital do Paraná, pudemos conhecer alguns pontos turísticos da linda cidade de Curitiba, dentre os quais: Parque Tanguá, Opera de Arame, Parque Tingui, Jardim Botânico, Mosteiro das Carmelitas, Sede das Irmãs Passionistas da Província Imaculada, Parque João Paulo II, Museu Oscar Niemeyer, Zoológico e outros pontos turísticos no centro de Curitiba.

domingo, 12 de junho de 2011

Vigília de Pentecostes

Na noite do dia 11 de junho realizamos a vigília de Pentecostes. O momento iniciou-se com a missa da vigília às 20h00min, contando com a participação de algumas pessoas das comunidades da região e se estendendo a nós, noviços e religiosos, revesando em vigília durante toda a madrugada, terminando este tempo Pascal com a missa de Pentecostes aqui em nossa casa dia 12 às 06h30min. Que o Espírito Santo, ao termino deste tempo litúrgico, com o apagamento do Círio Pascal, possa ser cada dia mais luz viva em nossa missão, para que façamos com ardor o que nos pede o evangelho: Ide e evangelizai...!

Temas iniciais sobre nosso Fundador


Durante todo o mês de maio, nós noviços passionistas, com o mestre, Pe. Amilton estivemos aprofundando a vida de São Paulo da Cruz, nosso pai fundador, à luz do carisma passionista. Não se tratou apenas de ver a biografia do santo, mas de ver Paulo Danei (depois “da Cruz”) como um ser humano, enamorado de Jesus Cristo e da Igreja, desejoso de fazer a Vontade de Deus. Um homem que, em meio às dificuldades de família, aridez espiritual, incompreensões por parte de alguns e demora da Igreja na aprovação das regras, foi conseguindo fazer a leitura do carisma fundacional: Cristo Crucificado, a maior obra do amor de Deus. A Memória da Paixão, como o remédio eficaz para curar todos os males do mundo.
Foi prazeroso saber que essa descoberta de Paulo Danei, como experiência pessoal é que o levou a ser o destemido missionário da Paixão do Senhor. Um ardor sempre crescente, uma entrega sem reservas ao Deus que o amou primeiro.
Ao término deste estudo nos sentimos mais confiantes na missão que o Senhor nos pede e alegres por fazer parte desta família religiosa. Família esta que busca apresentar ao mundo uma resposta de vida ao sofrimento humano, a partir de Jesus Crucificado. Os temas sobre São Paulo da Cruz não param por aí, outros ainda virão para nos enriquecer ainda mais e nos responsabilizar na nossa vocação passionista. “Salve, Paulo da Cruz, o teu ideal sublime, seja sempre glória e luz...”