segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Pe. Marcelo retorna à Argentina


Pe. Marcelo, vice-provincial da Província da Argentina, depois de quase um mês convivendo conosco, e também acompanhando os primeiros passos do noviço Santiago (pertencente à Província da Argentina) nos deixa nesta segunda-feira, dia 31 de janeiro, e retorna à sua Província.
Pe. Marcelo, muito obrigado pelos dias de convivência entre nós. Que Deus o acompanhe!!!

domingo, 30 de janeiro de 2011

Aniversário do Eduardo Henrique




Hoje, dia 30 de Janeiro, comemoramos o aniversário natalício do nosso irmão Eduardo Henrique. Queremos deseja-lhes os nossos Parabéns e votos de muita alegria, paz, saúde, perseverança e coragem na caminhada. PARABÉNS E FELICIDADES MEU IRMÃO!!!

Conhecendo o Bispo de Ponta Grossa

Dia 30 de Janeiro, no Asilo São Vicente de Paulo, às 10h30min, participamos da missa de jubileu de prata da Ir. Maria de Jesus, pertencente à Congregação da Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria. Nesta pudemos conhecer o Bispo da Diocese de Ponta Grossa, Dom Sérgio, que nos encantou com seu jeito simples e próximo para com todo seu povo.

sábado, 29 de janeiro de 2011

2ª Confraternização da Casa



No dia 29 de Janeiro de 2011 tivemos a segunda confraternização deste ano onde pudemos brincar, nos divertir e partilharmos juntos nossas experiências de vida.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Visita ao "Buraco do Padre"





No dia 27 de Janeiro, num dia de quinta-feira, no período da tarde, fomos fazer um passeio na atração turística de Ponta Grossa, o conhecido "Buraco do Padre" (deu-se este nome pelo local ter sido descoberto por um Padre). Ficamos maravilhados pela beleza do local, que mediante aquela natureza só poderiamos crer serem mãos de Deus.

Apresentações de Livros de Anselm Grün


Nós ao termino das apresentações dos livros de Ansem Grün juntamente com o Pe. Marcelo que nos acompanhou durante este mês de janeiro

Livro: Caminhos para a liberdade
"Para o cristão liberdade consiste essencialmente na liberdade para amar. O homem espiritual é o homem verdadeiramente livre, que não se deixa determinar pelo mundo porque está imbuído do Espírito de Deus."
Livro: Oração e Autoconhecimento
A oração impele-nos ao autoconhecimento, porque se não conhecermos nossos pensamentos e impulsos mais íntimos, nós não podemos concentrar-nos para rezar. Sem vigilância interior nós somos constantemente perturbados por distrações na oração.
O estilo de vida silenciosa tem como objetivo proporcionar um encontro consigo mesmo e a partir deste encontro com o próprio EU encontramos Deus, que é o nosso Bem Maior.
Livro:
Espiritualidade a partir de si mesmo
Aquele que tem coragem de abaixar ao próprio poço beberá da água espiritual.
Livro: A oração como Encontro
Não somos nós que devemos nos transformar, mas é o "encontro" com Deus que nos transforma e nos conduz realmente ao nosso verdadeiro ser. Ao aprofundar em mim, descobrirei que sou uma Palavra que Deus diz somente dentro de mim.
Livro: As dimensões da Fé
A fé nos inspira a viver com confiança. Ela nos lança em direção ao infinito e nos faz entender nossa verdadeira vocação: Viver em profunda comunhão com Deus e o próximo!
Livro: Seja fiel aos seus sonhos
"Nosso desejo é o desejo de Deus em forma humana" (John O'Denohue)
Livro: O céu começa em você
"Reze incessantemente, pois somente a oração te tornará um homem completo e somente através da oração descobrirás a tua dignidade plena".

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Formação: Métodos de Oração





Dos dias 17 a 21 de Janeiro de 2011 tivemos manhãs de formação sobre o tema "Métodos de oração" com o Pe. Marcelo, CP vindo da Província Imaculada Conceição, na Argentina. Durante os dias fora proposto como caminho o encontro pessoal com a oração, a oração do povo de Deus desde o AT, em Jesus, em Paulo da Cruz, da Igreja, mostrando a oração como "aliança/encontro" do homem com Deus e a partir deste encontro também o compromisso com a realidade. Sugeriu-nos como Passionistas: 1º Sermos contemplativos da Páscoa na Paixão de Jesus; 2º Testemunhas da Páscoa na própria paixão; 3º Solidários-profetas na paixão do mundo, do povo. Encerrou-se a formação com o método da Leitura Orante da Palavra (Lectio Divina).

sábado, 15 de janeiro de 2011

Primeira Confraternização da Casa



No dia 15 de Janeiro de 2011 realizamos nossa primeira confraternização. O momento foi preenchido por dinâmicas diversas, como piadas, apresentações musicais, jogos, etc... Em tudo, prevaleceu o espírito de fraternidade que nos faz cada vez mais abraçar nossa vocação Passionista.

Visita de nossas Irmãs Passionistas


Leonardo, Robson, Jackson e Ir. Cláudia

Ir. Natália, Ir. Hélia, Pe. Mauro e Ir. Cleusa

Santiago, Pe. Marcelo, Jorge, Ademir, Ir. Natália, Ir. Hélia

No dia 14 de Janeiro de 2011 recebemos a alegria da visita das Irmãs Passionistas em nossa casa.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Missa de início do Noviciado Passionista 2011


Da esquerda p/ a direita: Ademir, Robson, Hélcio, Leonardo, Jorge, Pe. Amilton CP, Jackson, Pe. Marcelo CP, Santiago, Eduardo




No dia 10 de janeiro de 2011 realizou-se na Comunidade Getsêmani a missa de início do Noviciado Passionista 2011, pertencente à Configuração Jesus Crucificado, presidida pelo nosso mestre de noviciado Pe. Amilton Manoel, CP e concelebrada por Pe. Marcelo, CP (1º Consultor da Província da Argentina) e Pe. José Roberto, CP (1º Consultor do Vicariato Cristo Libertador). Logo após a celebração fizemos um brinde ao novo ano que se inicia.

domingo, 9 de janeiro de 2011

Profissão Religiosa



No dia 09 de Janeiro de 2011, realizou-se na Comunidade Nossa Senhora das Graças, em Ponta Grossa - PR, a Primeira Profissão religiosa dos noviços João Rafael, Atanásio e Fonseca, juntamente com a Profissão Perpétua do religioso Vitor Hugo, pertencente à Província do Calvário.

sábado, 8 de janeiro de 2011

Visita ao Mosteiro São Bento






Robson, Jackson, Leonardo, Edilberto, Ademir e Pe. José Roberto, CP
 No dia 08 de janeiro de 2011, fizemos uma visita ao Mosteiro São Bento, em Ponta Grossa - PR, rezamos com eles as vésperas solenes e pudemos conhecer um pouco aquela bela natureza

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Primeira reunião com os novos noviços

No dia 07 de janeiro de 2011, logo após o almoço, tivemos a nossa primeira "reunião" com nosso mestre Pe. Amilton Manoel, CP.

Retiro para início de Noviciado






Dos dias 03 a 07 de Janeiro de 2011, no Centro de Espiritualidade Passionista (CEPA), realizou-se o retiro para o início do Noviciado 2011, tendo como pregador o Pe. José Roberto dos Reis, CP, do Vicariato Cristo Libertador. Foi um momento de grande crescimento e maior aprofundamento da "Santíssima Trindade: nossa fonte, caminho e horizonte".